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Como evitar exageros fora da dieta?

25 novembro 2017
Dieta e alimentação
Heloisa Mota

Design sem nome

Quem nunca começou aquela dieta para emagrecer para o verão e ficou tentada em enfiar o pé na jaca no final de semana?

É isso mesmo! Todos nós sabemos o quanto é difícil criar uma rotina em nossa alimentação principalmente se ainda não seguimos uma dieta para emagrecer ou mesmo para uma mudança de estilo de vida. Durante a semana conseguimos seguir uma rotina; temos horário certo para acordar, ir para o trabalho, algumas vezes um horário fixo para almoçar e assim por diante. Porém os problemas começam a aparecer já na sexta-feira a noite e segue até o domingo. Salgadinhos, Churrasco, Chopp, Pizza, caipirinha são alguns dos ítens que sem duvida irão interferir em nossa dieta e consequentemente nos resultados que estamos buscando em nossos treinos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para minimizar o estrago do final de semana!

1 – Cuidado com as bebidas!

Geralmente as bebidas são alimentos que demoram para nos saciar e sendo assim acabamos consumindo um numero de calorias maior. Em média uma lata de cerveja tem 150 calorias e uma tradicional caipirinha com Vodka e açúcar tem em média 272 calorias. Além das calorias, o consumo exagerado de álcool pode reduzir a capacidade física uma vez que prejudica a força, equilíbrio, capacidade respiratória, muscular e a produção de hormônios responsáveis por controlar a fome, os estoques de gordura e a massa magra. Mas se você é mais chegado em um refrigerante, o açúcar também pode ser um vilão! Sucos e chás desintoxicantes podem ajudar a compensar o exagero.

2 – Controle os alimentos com farinha branca!

Quem não gosta de um pãozinho fresco, um macarrão ou mesmo uma pizza no final de semana? Esses são alimentos feitos a base de farinha branca ou refinada que possuem um alto índice glicêmico e pobre em nutrientes. Possui uma ação semelhante ao açúcar no sangue, pois aumenta a taxa de glicose e o consumo em excesso está associado a obesidade e outras doenças como a diabetes. Portanto vá com calma nos pães e massas!

3 – Alcaline seu Sangue!

Refrigerantes, pizzas, churrasco e bebidas alcoólicas, por exemplo, são alimentos que alteraram o pH sanguíneo. O que isso significa? Significa que nosso sangue fica mais ácido o que dificulta a troca de nutrientes e oxigênio na corrente sanguínea. Tomar o famoso limão com água em jejum de fato ajuda a equilibrar o pH do sangue. O mesmo vale para o consumo ao longo do dia. Mas lembre-se; limão e água … mais nada!

4 – Faça uma serie de exercícios rápidos!

Existe uma série de exercícios que você pode fazer no seu final de semana ou na viagem de férias que vai ajudar a você a não perder o ritmo, além de manter a boa forma e o condicionamento físico. Peça para o seu Coach ou Personal prepara algo caso não consiga ir para academia treinar. Até mesmo uma corrida leve pode ajudar a manter seu metabolismo mais acelerado.

Essas são algumas dicas para driblar os exageros ou aquela refeição fora da dieta! Você não precisa ser escravo da dieta nem dos exercícios mas pode aprender maneiras de driblar as situações que te fazem perder aquilo que você já conquistou. E se não conquistou ainda, não desanime! Tendo disciplina os resultados começam a aparecer logo!

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