SEVEN - Treinamento físico de excelência

Nóticias do Site

Fique por dentro!

Conteúdos atualizados para você, sua saúde e bem estar!

categorias:

Gordura corporal parte II- Percentual de gordura ideal

28 novembro 2016
Dieta e alimentação
Heloisa Mota

Hoje falaremos um pouco mais sobre gordura corporal, mais especificamente sobre os percentuais de gordura ideais,
de acordo com idade e também objetivo estético.

Conforme falei no artigo sobre obesidade, a sociedade atual de praticamente todo o mundo está sofrendo um aumento drástico de pessoas com sobrepeso e obesidade. Por isso, a maior parte daqueles que procuram uma academia ou um personal trainer quer emagrecer.

Em geral, as pessoas querem resultados rápidos e ficam focadas somente no peso mostrado pela balança, contudo, essa medida é apenas uma das variáveis que devemos levar em consideração..

276461_0fb06cffbf44451aa459e92e775828e2-mv2

O percentual de gordura é algo que poucas pessoas se atentam, porém, ele é de grande relevância, tanto como um indicativo para saúde quanto para busca de resultados estéticos. Sem esse parâmetro podem acontecer muitas distorções podem acontecer, principalmente quando se utiliza do IMC (índice de massa corporal). Esse índice é muito popular e é obtido à partir da divisão do peso corporal pela altura², porém, principalmente quando utilizado entre pessoas que se exercitam ele pode apresentar resultados totalmente distorcidos. A figurinha abaixo pode ilustrar melhor o que estou dizendo.

avaliacao-antropometrica

Os dois indivíduos acima apresentam mesmo IMC, mesma massa corporal, porém seus percentuais de gordura são totalmente diferentes. Isso acontece porque a gordura ocupa uma área muito maior do que os músculos. A figura abaixo compara 1Kg de gordura com 1 Kg de músculo:

gorduraxmusculo-590x369

Mas o que de fato é o percentual de gordura?

Conforme o próprio nome sinaliza, o percentual de gordura é a quantidade desse elemento no corpo, é a massa gorda.
Já os ossos, órgãos, tecidos, músculos, água, sangue e todos o resto constituem a massa magra.
Quando se busca resultados estéticos é importante que o percentual de gordura esteja compatível com o objetivo, ou seja, se você deseja definição muscular, por mais que você treine, se seu percentual de gordura não estiver em níveis baixos, a definição não vai aparecer. A musculatura pode estar muito bem desenvolvida, porém, se a gordura também estiver em patamares mais altos do que os citados, a definição não aparece, pois ela irá recobrir o músculo.

Quanto mais aparente se deseja que seja a musculatura, menor deverá ser o percentual de gordura.

ENTÃO, QUAL É O PERCENTUAL DE GORDURA IDEAL?

Em primeiro lugar, homens e mulheres têm percentuais de gordura totalmente distintos.
Isso porque o metabolismo feminino precisa de um estoque de gordura maior para funcionar adequadamente, com níveis hormonais adequados etc.
Já o metabolismo do homem depende muito pouco dos estoques de gordura e por isso esse estoque pode ser significativamente menor.
Enquanto um homem está em forma com um percentual de gordura por volta de 12%, uma mulher com tipo físico equivalente tem percentuais por volta de 18%.
É importante saber que o percentual de gordura não está diretamente relacionado à quantidade de massa magra. Se somente o percentual de gordura for baixo os músculos não estiverem treinados e desenvolvidos, a aparência não será de alguém forte.
Abaixo selecionei algumas fotos de homens e mulheres que ilustram o tipo físico de acordo com o percentual de gordura apresentado.

13181460_1540748019563238_1405436159_nporcentajes-de-grasa-corporal-en-mujeres

Porém, é preciso se atendar que os percentuais de gordura adotados como ideais para definição muscular não significam percentuais de gordura saudáveis. Nesse caso, eles podem estar em patamares bem superiores. Da mesma maneira percentuais de gordura muito baixos também não são saudáveis, embora sejam muito desejados por deixarem os músculos bem à mostra. A tabela abaixo dá uma noção dos níveis de gordura corporal, de acordo com sexo e idade:

276461_661e9b99417344268a08dd6ee6b954a2-mv2

Por isso, o percentual ideal é aquele que atende às recomendações de saúde e estão dentro daquilo que se deseja em relação aos resultados estéticos.

Mais Acessados

E agora? Como manter a forma depois dos 30? (1431)

continuar lendo

Gordura corporal parte II- Percentual de gordura ideal (979)

continuar lendo

5 tipos de esportes alternativos que você pode experimentar (923)

continuar lendo

Siga nosso instagram

Você também pode gostar:

alongamento

Alongamento: É realmente fundamental para antes e depois do treino?

Continuar Lendo
qual-e-a-idade-ideal-para-fazer-treinos-de-forca.jpeg

Melhores exercícios para pernas e glúteos

Continuar Lendo

conheça nosso clube de benefícios

clique aqui