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Entenda a relação entre Parkour e calistenia

11 maio 2017
Esporte e Fitness
Heloisa Mota

As modalidades esportivas Parkour e calistenia estão ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Apesar de não muito conhecidas, ambas não são tão novas e já têm muitos adeptos no país e ao redor do mundo há um bom tempo.

Isso porque são práticas diferentes das que são oferecidas nas academias tradicionais, que se tornam repetitivas e monótonas. Além de serem feitos ao ar livre, o Parkour e a calistenia desafiam os praticantes a se superar diariamente.

Pode até parecer que se trata de duas modalidades diferentes, mas uma completa a outra. O Parkour possui exercícios típicos da calistenia, como manobras em barras e argolas.

Quer praticar Parkour e calistenia ou aprender um pouco mais sobre o assunto? Nest post, preparamos tudo o que você precisa saber. Confira!

Quais são as diferenças entre Parkour e calistenia?

Parkour, como é originalmente chamado, nasceu na França na década de 80. O esporte foi criado por Yann Hnautra e David Belle, que adaptaram os movimentos da ginástica, do treinamento militar e os princípios do Método Natural da Educação Física.

A prática funciona como uma espécie de “corrida de obstáculos”, na qual o praticante usa apenas os movimentos do corpo. Ela é feita ao ar livre e utiliza itens urbanos como obstáculos, como muros, bancos e corrimãos.

Já a calistenia é a base da ginástica em quase todos os esportes há um século. Se você já assistiu a ginastas olímpicos fazendo manobras em barras e argolas utilizando somente o peso do seu corpo, sabe muito bem do que estamos falando.

As aulas de educação física da escola, nas quais você fazia abdominais e flexões de braço, também são baseadas nos exercícios de calistenia.

A prática do Parkour, aliada aos exercícios de calistenia, é uma excelente alternativa para quem quer cuidar da saúde, mas sem ter que ir a uma academia. Veja como você pode começar a praticar o esporte.

Como começar a praticar o Parkour?

Antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, você precisa fazer uma avaliação médica. É importante se certificar de que sua saúde está em dia e que dá para praticar esse tipo de esporte, principalmente por se tratar de uma atividade que exige muita força e resistência física.

Mas, mesmo que o médico te dê carta branca para praticar Parkour, procure um profissional devidamente capacitado para lhe dar instruções a respeito da atividade.

O Parkour é um esporte que vai além da força e do condicionamento físico. Ele exige uma técnica que, se não for bem desenvolvida, pode causar lesões sérias aos praticantes, principalmente na coluna. Por isso, é necessário que esportistas experientes acompanhem os novatos durante os circuitos pelas ruas.

Quais cuidados são necessários ao praticar o Parkour?

O esporte requer muita concentração, pois como dissemos anteriormente, um salto ou movimento praticado de forma errada pode causar sérias lesões. Há técnicas que exigem muita dedicação e concentração para serem executadas, por isso devem ser treinadas antes.

O esportista também deve conhecer primeiro o lugar no qual vai praticar a atividade. Afinal, como uma pessoa pode sair correndo e pulando obstáculos em um local desconhecido sem riscos de sofrer um acidente?

No treino, convém usar roupas confortáveis e um tênis adequado, que dê estabilidade aos movimentos. 

Como a calistenia pode te preparar para as atividades com o corpo?

A calistenia é uma atividade que precisa de concentração e paciência. A prática melhora o condicionamento físico e aumenta a força e a flexibilidade com movimentos naturais.

Quando praticada de forma correta, a calistenia oferece benefícios para os músculos, para o sistema cardiovascular e ainda melhora funções psicomotoras como equilíbrio, agilidade e coordenação. Além dos benefícios físicos, a atividade aumenta a disciplina.

A prática ainda intensifica a perda de gordura e o ganho de massa magra. E se combinada com o Parkour, os resultados são ainda mais rápidos.

Quais são os benefícios da Calistenia e do Parkour para a saúde?

As práticas de Parkour e Calistenia não só proporcionam um corpo bonito, magro e saudável, como também melhoram a qualidade de vida. Os exercícios trabalham o corpo como um todo, melhorando o sistema cardiorrespiratório e musculoesquelético.

Os movimentos básicos do Parkour, como saltar, pular e se equilibrar, desenvolvem capacidades nos praticantes que nunca foram estimuladas antes. Isso contribui para que eles tenham mais autoconfiança e se desafiem a superar limites.

Além disso, como a pessoa precisa mudar os movimentos, ela desenvolve criatividade e cria novas possibilidades de movimentação. O medo é outro fator que pode ser controlado, pois para pular os obstáculos é preciso controlar esse sentimento.

Durante a maratona de treino é preciso ter muita disciplina, e isso leva o praticante a conhecer melhor a si mesmo e seus limites. Então, podemos dizer que esses exercícios contribuem também para a melhoria da saúde mental.

Viu como o Parkour e a calistenia melhoram a saúde do corpo e da mente? Então, se você gostou, não perca tempo! Procure um profissional qualificado e comece a praticar já!

Agora que você já sabe os benefícios da prática dessas duas modalidades, está na hora de aprender como manter o foco durante o treino e atingir seus objetivos. Confira!

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