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E agora? Como manter a forma depois dos 30?

28 novembro 2016
Esporte e Fitness
Heloisa Mota

De repente, 30! Antes de chegarmos lá, somos como Jenna Rink — protagonista adolescente do filme de mesmo nome que, descontente com sua idade e seu corpo, tem seu sonho realizado: durante a comemoração de seu 13º aniversário, acorda com 30 anos. A reação da garota é hilária e o filme proporciona boas risadas. Na vida real, chegar nessa idade não é tão fácil assim — e manter a forma depois dos 30, também pode parecer uma tarefa complicada.

Como seres humanos, passamos por um processo biológico que é inevitável, progressivo e irreversível. Não há como pausá-lo ou voltar no tempo. A velocidade com que ele avança, no entanto, muda de pessoa para pessoa, pois cada um tem fatores genéticos distintos, assim como o estilo de vida adotado.

As transformações que o corpo sofre após os 30

Muitas pessoas não sabem, mas o declínio fisiológico ocorre a partir dos 25 anos. É por esse motivo que, quem chega aos 30 anos de idade, percebe que algumas coisas mudaram. A pele do rosto deixa de ser tão firme, celulites surgem com uma frequência maior e a flacidez já não é reduzida com a mesma velocidade de antes.

Isso ocorre por causa da redução da produção do colágeno. É o colágeno que mantém a pele firme, reduzindo os efeitos da flacidez natural do corpo humano e o surgimento de rugas.

Ao chegar nessa idade, nosso corpo aumenta a produção de enzimas que aceleram o envelhecimento. O metabolismo, então, fica mais lento. Já a massa óssea, de acordo com fatores genéticos, hormonais, alimentação, atividades físicas e outros mais, sofre redução por volta dos 35 anos.

Essas transformações são normais e fazem parte de nosso processo biológico. É de nossa responsabilidade assumir o papel de combate a estes sinais, prolongando a qualidade de vida e evitando que os efeitos colaterais dessas transformações impactem negativamente em nossa saúde. E então? Como manter a boa forma depois dos 30? Confira nossas dicas!

Adote uma dieta saudável

A adoção de uma dieta saudável é fundamental para que você consiga manter a forma depois dos 30. Lembra da perda de colágeno? Você pode contar com o auxílio da alimentação para repor essa substância. Alimentos ricos em proteína, especialmente as vegetais, que em geral não oferecem risco de alergias, são muito indicados. Bons exemplos são todas as leguminosas, como grão- de – bico, lentilha, ervilha e todos os feijões.

A absorção dessa substância pelo organismo se dá quando você combina em sua dieta os alimentos fontes de colágeno com os ricos em vitamina C, pois estes são agentes potencializadores.

Além disso, o consumo de alimentos como espinafre, brócolis, repolho, batata-doce, cebola, peixe e carnes vermelhas ajuda a combater a produção das enzimas do envelhecimento.

Se você sofre com o metabolismo lento, a introdução de alimentos termogênicos na dieta ajuda a reverter a situação. Pimenta, gengibre, chá verde, canela e chá de hibisco auxiliam o corpo a reter menos líquido e aceleram o metabolismo.

Hidrate-se constantemente

Não adianta gastar rios de dinheiro com cremes e tratamentos se você não põe em prática esta regra de ouro: beber água. A hidratação é fundamental para que sua pele mantenha o viço e a firmeza que você deseja. Beba água regularmente, principalmente nas estações do ano mais quentes e secas.

Pratique exercícios físicos

Sofrendo com a celulite e a flacidez? As atividades físicas são a melhor maneira de expulsá-las de seu corpo. Os exercícios físicos ajudam a manter o metabolismo ativo, evitando que você ganhe peso. Quem se mantém ativa queima mais rapidamente as gorduras corporais e mantém o sistema cardiológico funcionando bem.

Se você já gastou horas praticando musculação e não se adaptou, uma boa ideia pode ser investir no treinamento funcional, que utiliza movimentos variados para trabalhar todas as cadeias musculares. Desta maneira, você não fica entediada e exercita o corpo como um todo.

Evite o consumo de cigarro, drogas e álcool

Cigarro, drogas e álcool são substâncias nocivas ao corpo humano. Elas afetam o sistema circulatório, o que facilita a proliferação de celulites, inchaços e varizes no corpo. Essas substâncias também impactam na qualidade de sua pele, que tende a ficar cada vez mais ressacada.

Tenha boas noites de sono

O sono é fundamental para que seu corpo descanse e possa reabastecer as energias gastas ao longo do dia. Da mesma maneira, seu cérebro entra em um estado de tranquilidade, que permite a melhor absorção dos conhecimentos adquiridos durante o dia. Priorize uma boa noite de sono e tenha sempre disposição para encarar mais um dia.

Não esqueça do protetor solar

Por mais que lá fora esteja nublado, não abra mão do protetor solar. Os raios ultravioletas agem constantemente sobre a pele, provocando o envelhecimento. Quem usa protetor solar tem a pele mais bem cuidada e protegida de doenças como o câncer. Caso tenha dificuldades em encontrar produtos específicos para o seu tipo de pele, consulte um dermatologista.

Visite sempre o ginecologista

É na casa dos 30 anos que as doenças ginecológicas como o câncer de mama, útero e ovários surgem com maior frequência. Continue indo ao ginecologista para que ele possa identificar o quanto antes o surgimento dessas doenças.

Além disso, é papel do ginecologista acompanhar as mudanças hormonais que o seu corpo sofre, ajudando você a lidar com os sintomas que surgem nesse processo.

Vá ao cardiologista

É também nessa fase da vida que as doenças cardiovasculares surgem com uma frequência maior. Por esse motivo, é importante que você realize sua primeira consulta com um cardiologista. Ele também pode indicar as melhores atividades físicas para você.

Livre-se do estresse

Por fim, para manter a forma depois dos 30, recomendamos que você se livre do estresse. Para que se aborrecer? O estresse é um dos piores inimigos da boa forma. Ele afeta seu humor, pele, órgãos e o corpo como um todo. Procure por atividades que levem você a um patamar de relaxamento e evite aborrecimentos ao longo do dia.

Seguindo essas dicas simples, fica muito mais fácil manter a forma depois dos 30 e obter ganhos não só na parte estética, mas também em saúde e disposição!

Gostou das nossas dicas para manter a forma depois dos 30? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Não se esqueça de compartilhar conosco no campo de comentários, nós vamos adorar ouvir você!

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