SEVEN - Treinamento físico de excelência

Nóticias do Site

Fique por dentro!

Conteúdos atualizados para você, sua saúde e bem estar!

categorias:

Afinal, o que é treinamento funcional?

01 dezembro 2016
Esporte e Fitness
Heloisa Mota

Você sabe o que é treinamento funcional? Ele é uma modalidade de treinamento físico que não utiliza máquinas e sim os movimentos do corpo, auxiliado por pesos e materiais dinâmicos. Alguns dos mais antigos registros sobre o exercício datam de 1940. Nessa época, ele era utilizado em tratamento de lesões por fisioterapeutas. Somente nos anos 80 o funcional começou a ser introduzido no esporte, estreando na década de 90 no Brasil.

Contudo, foram nos últimos 10 anos que essa modalidade invadiu as academias e despertou o interesse de muitos alunos que não gostam de musculação e não se sentiam confortáveis em um ambiente de academia tradicional.

Com a explosão do treinamento funcional, as melhores academias começaram a se adaptar a novidade e resgatar aquele aluno, esquecido, que fazia um pacote para musculação e, normalmente, não chegava até a metade dele. Mas afinal, por que ele faz tanto sucesso e já tem milhões de adeptos? Descubra no nosso post!

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional trabalha o corpo inteiro, levando os movimentos da vida para dentro da academia. Quem pratica funcional aprende a realizar todos os movimentos do dia a dia com perfeição, preservando sempre o corpo humano. 

O treinamento funcional pode ser utilizado também para quem busca uma melhor performance em determinados esportes. É possível criar um treino envolvendo, além do trabalho dos músculos, atividades específicas para desenvolver habilidades no esporte que o praticante atua.

Além de ser uma modalidade completa, o funcional tem atraído muitas pessoas pelo seu aspecto dinâmico. O aluno não precisa mais sentar em máquinas e fazer movimentos repetitivo, pois há uma maior variação nos exercícios e instrumentos de auxílio. 

Quais os benefícios do treinamento funcional?

Todas as atividades físicas trazem benefícios ao corpo humano, porém, o treinamento funcional é uma das modalidades mais completas. Por meio dele, o aluno adquire mais resistência, força, flexibilidade, agilidade e coordenação etc.

O treino pode ser adaptado de acordo com a finalidade de cada um. Ao mesclar os exercícios, é possível montar um treino funcional para emagrecer, ganhar músculos e adquirir resistência ao mesmo tempo.

Como é uma aula de funcional?

Como já foi dito, a aula de funcional não é realizada com máquinas e isso é fundamental para o desenvolvimento em harmonia com o corpo humano. Ao deixar de utilizar máquinas, também se deixa de trabalhar os músculos de forma isolada e com movimentos mecânicos. Assim, no funcional, quando uma musculatura é exigida, todas as outras partes do corpo humano interligadas a ela trabalham juntas.

Muitas vezes circuitos são associados ao treino funcional, mas eles podem ou não ser utilizados, isso vai depender da proposta da aula, pois é possível combinar diferentes tipos de exercícios como os de caráter mais cardiorrespiratório, de equilíbrio, de força, o que torna o treino dinâmico e empolgante. 

Outro fator legal é que as aulas podem ser programadas para durarem um tempo menor. Uma aula de 30 minutos, com exercícios bem divididos e uma alta intensidade, pode gerar ótimos resultados. Assim, com a rotina corrida de muitas pessoas, ele se torna uma excelente opção. 

Quem pode praticar treinamento funcional?

O funcional pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária. A única condição é que os exercícios escolhidos e as cargas estejam de acordo com a idade do aluno e as limitações do corpo.

A possibilidade de combinar exercícios e usar somente o peso do corpo, ou adicionar diferentes pesos, faz com que o funcional possa ser praticado por todas as pessoas. Os idosos, por exemplo, podem utilizar os exercícios para manter a frequência cardíaca em dia e fortalecer a musculatura do corpo. 

Já as crianças, além de gastar energia acumulada, ainda podem aprender desde cedo a utilizar o corpo da melhor maneira possível e desenvolver todo seu potencial físico. Já os adultos podem focar nos seus objetivos individuais de emagrecer, manter a forma física, aumentar os músculos ou, simplesmente, evitar o estresse da vida corrida e praticar uma atividade agradável. 

Idosos, crianças, gestantes, homens e mulheres: Tem espaço para todos no funcional. Muitas academias, inclusive, estão criando lugares específicos para as crianças se movimentarem. São exercícios que despertam o interesse delas, como escalada, pular corda e atividades com bola. Para os pais, que vivem uma vida atarefada, essa é uma ótima alternativa para deixar os filhos distraídos e se exercitando enquanto fazem a malhação.

O que é o CORE?

Se você está buscando mais informações sobre o treinamento funcional, deve ter lido diversas vezes sobre o CORE, que é a região central do corpo.Ele engloba todos os músculos do tronco e região pélvica, que são os grandes responsáveis por manter a estabilidade do nosso corpo.

O fortalecimento do CORE é também um dos fatores essenciais na prevenção de lesões, pois ele educa o corpo. Alguns exercícios, em base estável, como o agachamento, levantamento terra e o stiff já o ativam fortemente. Porém, você conseguirá notar melhor o trabalho dessa região, quando os exercícios exigirem que se utilize apenas um lado do corpo por vez. 

O funcional é então, uma atividade específica, cheia de qualidades. Ao escolher uma academia opte por aquela que possui um ambiente agradável e atendimento mais personalizado. Veja também se ela dispõe de outras atividades importantes para alinhar o exercício físico a saúde.

Não se esqueça de nunca praticar atividade física sem acompanhamento de um profissional capacitado e regularizado no conselho. Agora que você já sabe o que é treinamento funcional, tire a roupa do armário e comece seu treinamento!

Além de saber mais sobre o que é treinamento funcional e conhecer todos os benefícios citados, o principal é que você invista neste exercício para ter mais qualidade de vida! Emagreça, tonifique os músculos, ganhe condicionamento e mantenha em dia a sua saúde. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Periscope, YouTube), assim você ficará por dentro das novidades!

Mais Acessados

E agora? Como manter a forma depois dos 30? (1430)

continuar lendo

Gordura corporal parte II- Percentual de gordura ideal (978)

continuar lendo

5 tipos de esportes alternativos que você pode experimentar (923)

continuar lendo

Siga nosso instagram

Você também pode gostar:

alongamento

Alongamento: É realmente fundamental para antes e depois do treino?

Continuar Lendo
qual-e-a-idade-ideal-para-fazer-treinos-de-forca.jpeg

Melhores exercícios para pernas e glúteos

Continuar Lendo

conheça nosso clube de benefícios

clique aqui