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5 dicas de como manter a forma depois dos 50

25 abril 2017
Esporte e Fitness
Heloisa Mota

Manter a forma depois dos 50 anos de idade não é uma tarefa fácil, principalmente para mulheres, pois nessa fase o corpo passa por várias mudanças decorrentes da menopausa. É nessa faixa etária que começamos a sentir o peso da idade: a massa muscular diminui e o acúmulo de gordura aumenta.

Além disso, a produção de colágeno reduz drasticamente, trazendo junto flacidez e rugas, pois a pele perde a elasticidade. Mas não é porque você está envelhecendo que deve se descuidar da sua saúde — muito pelo contrário: os cuidados devem ser redobrados.

E se você deseja saber como manter a forma na melhor idade, separamos 5 dicas para ajudá-lo a atingir seu objetivo. Confira!

5 dicas para manter a forma depois dos 50

1. Pratique atividades físicas

As atividades físicas são imprescindíveis para quem deseja manter a forma depois dos 50 anos ou em qualquer fase da vida. Pessoas na meia idade devem dar preferência para exercícios aeróbicos para combater as doenças cardiovasculares e de força para combater a osteoporose.

Atividades como caminhada, andar de bicicleta, natação, hidroginástica e treinamento funcional são ótimas opções de exercícios.

Mas lembre-se de procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física e sempre se exercitar com orientação de um profissional de educação física.

2. Diminua o sal na dieta

Sal em excesso causa inchaço e retenção de líquido. E como o metabolismo é mais lento após os 50 anos, o melhor a fazer é reduzir a quantidade dele na dieta.

Troque o sal por temperos como alho, cebola, ervas frescas, cheiro-verde ou suco de limão. Além de serem mais saudáveis, esses temperos realçam o sabor natural dos alimentos.

Evite também alimentos processados, pois contêm uma quantidade muito grande de sódio.

3. Reforce o consumo de ferro

O ferro é necessário no corpo humano para fornecer oxigênio para as células de todas as partes do corpo. Na menopausa, quando a menstruação cessa, as mulheres perdem menos nutrientes e precisam menos de ferro. Mas o organismo não pode viver sem ele.

Por isso, você deve conversar com seu médico para que ele lhe prescreva suplementos a base de ferro caso haja necessidade.

4. Pare de fumar e reduza o álcool

Para se manter em forma, é importante também manter uma pele jovem e bonita. Por isso, se você fuma elimine o tabaco da sua vida, pois ele causa rugas e ainda diminui sua expectativa de vida.

O álcool na terceira idade também deve ser reduzido. Uma taça de vinho diariamente e um choppinho de vez em quando são permitidos, mas nada de abuso.

5. Tenha uma dieta equilibrada

Ter uma dieta equilibrada é muito importante para manter a forma depois dos 50 anos. Como o acúmulo de gordura aumenta, você deve evitar frituras, gorduras saturadas, gorduras trans e alimentos embutidos.

Preze por uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras e dê preferência a alimentos integrais. O consumo de grãos e oleaginosas também deve ser adicionado à sua dieta.

Procure um profissional e peça para que ele lhe passe uma dieta balanceada. Mas não se esqueça de seguir as orientações do profissional, pois somente assim você conseguirá manter a forma depois dos 50, 60 e enquanto viver.

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