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Treinando na TPM: O que fazer para manter o ritmo durante todo o mês.

15 maio 2017
Dieta e alimentação
Heloisa Mota

Mesmo as mulheres mais emprenhadas e focas no treino sofrem um pouco durante a TPM e o período menstrual. É bastante comum, inclusive, que deixem de treinar durante esse período por conta de fluxo excessivo ou desconforto.

Contudo, esse post mostrará que para diminuir os efeitos da TPM e os desconfortos da menstruação.

Irritação, tristeza, oscilação de humor, mal estar e dores de cabeça são apenas alguns dos sintomas experimentado por muitas mulheres durante a TPM e menstruação.

Ao contrário dos homens, nós mulheres, temos grandes alterações hormonais durante o mês, pois por ter a capacidade de gerar uma vida dentro de si, o organismo feminino tem uma complexidade muito maior do que o masculino.

Mas por que é que ficamos tão irritadas e sensíveis?

Uma das explicações possíveis para o fato de sofrermos tão grande alteração de humor é que durante o período que antecede a menstruação a progesterona e o estrógeno têm sua concentração aumentada e aparentemente, esses hormônios fazem com que a captação e produção de hormônios como a serotonina e endorfina sejam prejudicados. Esses hormônios fazem parte do grupo de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Por isso, comportamentos mais melancólicos e depressivos são bastante comuns nessa fase.

Felizmente, é possível minimizar significativamente esses efeitos negativos, através de exercícios e alimentação. As dicas são as seguintes:

Troque os alimentos refinados por integrais: Os integrais têm um efeito bastante positivo sobre o controle da ansiedade. Portanto, por mais que você tenha vontade, uma banana com aveia e canela vai ter um efeito melhor sobre seu comportamento do que aquele chocolate mega açucarado.

Aumente consumo de fontes de vitaminas do complexo B: Algumas vitaminas do complexo B podem ajudar a diminuir a intensidade das enxaquecas e sensação de peso durante esse período. Por isso, não se esqueça de incluir na dieta alimentos como leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha) e sementes oleaginosas.

Por fim, faça exercícios. Não precisa ser nada pesado, alongamentos e caminhada leve já servem para fazer com que seu organismo produza uma cascata de hormônios bons, que dão sensação de prazer em bem-estar.

Para aliviar qualquer sintoma negativo da TPM, a atividade física é o mais poderoso remédio. Inclua no sua rotina para que em breve você comece a perceber o quanto seus problemas irão diminuir.

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